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Descubra como o marketing pode aumentar a eficiência em vendas

  • 30/03/2020

Independente do tamanho de uma empresa, é consenso que os diferentes setores que a integram têm o mesmo objetivo final: conquistar novos clientes e garantir vendas. É basicamente desses fatores que depende a existência de qualquer negócio.

Porém, as relações de consumo mudaram e, diante da internet, o consumidor é ativo e tem a possibilidade de se informar muito, antes da decisão de compra.

Nesse contexto, o marketing também se remodelou e tem inúmeras novas estratégias baseadas nas rápidas mudanças impostas, principalmente, pelo digital. 

O momento de decisão sobre quais métodos utilizar pode ser confuso, por isso, elaboramos uma lista das estratégias de marketing e vendas mais eficientes, com base no cenário atual e foco no crescimento e retenção de clientes.

 

A experiência do cliente

Com relações de consumo cada vez mais dinâmicas, não basta que o produto ou serviço seja atrativo. É preciso ir além, considerando que alguns pontos são essenciais:

  • avaliar o contato do cliente com a empresa a partir de uma visão macro;
  • dar atenção a todos os momentos em que ele percebe a marca;
  • trabalhar para que os pontos de contato sejam sempre positivos;
  • atender com foco em resolução de dúvidas ou problemas;
  • pensar em estratégias para que a resolução seja rápida e sem conflitos. 

A chave, aqui, é perguntar: como os clientes se relacionam com sua empresa? Estar atento à experiência do cliente exige também planejamento e profundo conhecimento de seu público-alvo.

Hoje, os hábitos de consumo são mais influenciados por conteúdos, então, o time comercial precisa estar capacitado para conhecer tecnicamente o que oferece e conversar de igual para igual com compradores que já buscaram informações na web.

Nesse sentido, é válido conhecer a metodologia de vendas Customer Centric Selling.

Outro caminho interessante é transformar clientes satisfeitos em personagens de cases de sucesso, contando quais desafios conseguem resolver com determinado produto ou serviço e porquê confiam na marca. Este é um exemplo de prova social valiosa para ser utilizada pelo marketing, que pode trabalhar o conteúdo em diferentes formatos para impulsionar vendas.

 

Presença digital: questão básica e obrigatória em marketing e vendas

Ser encontrado e construir uma presença consolidada no meio digital é iniciativa essencial para que o marketing trabalhe a favor das vendas. Nesse caso, as possibilidades também são muitas e a prioridade se volta a definir quais delas funcionam melhor a cada caso.

Diante de todas as alternativas, já podemos dizer que existe um conjunto básico de ações de marketing que nenhuma empresa pode ignorar:

  • redes sociais ativas, com conteúdo útil ao público-alvo, além de bastidores da empresa e benefícios das soluções e serviços oferecidos;

 

  • canais de comunicação online que sejam facilitadores de contato, pois hoje, sua empresa deve estar disponível para o cliente em todos os canais e há soluções omnichannel que unificam todos os chamados na mesma plataforma;

 

  • website atrativo e intuitivo, com todas as informações sobre a empresa, serviços e produtos, sem esquecer de que o site precisa ser responsivo, ou seja, deve ser exibido com perfeição em dispositivos como celulares ou tablets;

 

  • e-mail marketing e newsletters, para manutenção de contato com clientes e prospects, seja sobre promoções, lançamentos ou divulgação de conteúdos úteis. 

 

Mas é importante sempre ter em mente que o marketing digital pode ser testado, para que as estratégias sejam modeladas ao produto ou serviço em questão. Então, defina e avalie sua persona e descubra quais ações realmente geram impacto no seu público-alvo. 

Entre as estratégias mais utilizadas hoje, está o Inbound Marketing, que tem como premissa a atração de clientes, através de conteúdo relevante, de forma voluntária e personalizada.

 

Envolvimento de outros setores com o marketing

Se o objetivo da empresa é ganhar mercado e continuar em crescimento, também está claro que todos os setores devem estar alinhados às estratégias de marketing. E, mais importante ainda, marketing e vendas devem caminhar juntos.

Para isso, em primeiro lugar, é importante que as propostas sejam conhecidas por todos os integrantes da equipe, principalmente aqueles que atuam em vendas.

Na prática e de forma resumida, a relação entre marketing e vendas deve fluir basicamente em dois sentidos:

  • enquanto o comercial define metas a serem alcançadas, o marketing deve conhecê-las e decidir como pode ajudar.
  • o trabalho integrado permite que o marketing conheça melhor os clientes e prospects, já que o setor de vendas conversa diretamente com o consumidor final. 

Ainda no sentido de unir vendas e marketing, há o método Account-Based Marketing (ABM), abordagem focada em personalização das ações de marketing e vendas, para aprofundar o relacionamento com contas específicas.

Em contrapartida a outros tipos de estratégias que se concentram em quantidade de leads, o ABM é capaz de entregar qualidade, ou seja, prospects que estejam mais próximos e realmente interessados em fechar uma venda com sua empresa. 

 

Flywheel: funil de vendas 100% centrado no cliente

Essa é uma metodologia que surge como tendência para ocupar o espaço do já conhecido funil de vendas. Neste último, a satisfação do cliente só é considerada na parte final do funil, durante o pós-venda. Já o Flywheel, percebe o cliente como centro de todas as estratégias de marketing, durante todo o tempo e inclui ações de relacionamento, marketing e vendas.

Aqui, as etapas de atração, engajamento e encantamento envolvem o cliente como um todo e funcionam como uma engrenagem, com a ideia de que o fluxo é contínuo, em qualquer fase do processo. 

 

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