Antes de entender mais sobre o que é um aplicativo white label e quais suas possíveis vantagens, alguns fatos.
Estamos em um dos países onde o mercado de aplicativos mais cresce: o Brasil perde apenas para a Indonésia no cenário mundial.
Dados da Adjust, no relatório Global Apps Trends, demonstram que o brasileiro realmente aderiu à tendência de comprar, pagar contas, pedir refeições, entre outras atividades, através de aplicativos.
O que o mercado de condomínios tem a ver com isso?
Administradoras de condomínios encaram o aplicativo próprio não somente como diferencial de mercado. Utilizar e oferecer a solução já tem forte ligação com crescimento e retenção de clientes.
Entre as opções, está a contratação de uma plataforma white label, que pode ser mais prática e menos cara.
A seguir, vamos detalhar o conceito, benefícios e pontos a serem considerados por uma administradora de condomínios, nesta escolha.
O que é um aplicativo white label?
Em tradução livre, white label significa etiqueta branca.
Então, um aplicativo white label está associado à terceirização do desenvolvimento da plataforma.
Ocorre da seguinte forma: uma empresa contrata um software de mercado, que já está validado pelos usuários, porém, que pode ser personalizado com a marca desta empresa.
O formato está disseminado também entre administradoras de condomínio.
Isso porque, ao optar por um aplicativo white label, a administradora terá um aplicativo próprio, que evidencia sua marca, sem precisar investir em desenvolvimento, mas com a oportunidade de realmente lucrar mais.
Se você acha que a economia por si só já é um motivo bastante atrativo para aderir ao white label, saiba que esta não é a única vantagem.
Quais os benefícios de um aplicativo white label?
Quando uma administradora de condomínios toma a decisão de que precisa de um aplicativo para chamar de seu, provavelmente, a empresa já vislumbra a expansão de negócios e a possibilidade de ganhar dinheiro com aplicativo white label.
Porém, atrelada à essa visão, a escolha pode trazer outras vantagens, com poder de impactar em longo prazo os resultados esperados.
Listamos 5 principais benefícios, prossiga a leitura para conhecer mais sobre cada um deles.
1. Menos custos
Afinal, como funciona o sistema white label para aplicativos? Para responder essa questão, comece imaginando quanto custa o tempo de um profissional (ou de uma equipe) capaz de desenvolver uma plataforma.
Não existe uma única resposta, mas, pode ter certeza: será mais caro que a contratação de um modelo white label.
Além disso, a desenvolvedora que fornece aplicativos white label tem equipe especializada em tecnologia.
Significa outro custo a menos, pois quanto seria necessário investir para manter profissionais voltados ao aplicativo em sua administradora?
Enquanto é difícil mensurar o custo de desenvolvimento de um aplicativo que não existe, o white label entrega ainda previsibilidade de gastos, com taxa inicial de adesão e mensalidades pré-definidas.
Os valores podem variar de acordo com a empresa desenvolvedora, mas serão menores que a criação de um novo aplicativo.
2. Suporte e atualizações
Novamente, entramos no quesito contratação de profissionais.
Lembra da equipe especializada em tecnologia, mantida pela desenvolvedora do aplicativo?
Normalmente, ela estará à disposição da sua administradora também para manutenção e suporte.
Nesse sentido, correção de possíveis falhas serão responsabilidade da desenvolvedora.
A empresa que fornece o software trabalhará ainda em atualizações do aplicativo e desenvolvimento de novos recursos, fator essencial para a segurança e inovação constante do sistema.
3. Tempo e foco para o seu negócio
Para uma administradora de condomínios, a gestão eficiente, transparente e tranquila é o principal serviço capaz de reter e fidelizar clientes.
Então, oferecer um aplicativo próprio agrega muito valor diante de síndicos e condôminos.
Com um aplicativo white label, sua empresa tem capacidade de entregar inovação e comodidade, mas não precisa se preocupar com detalhes sobre programação, arquitetura da informação ou servidores.
Novamente, estas são questões que a desenvolvedora do app tem condições e estrutura para atender.
Por fim, a equipe da administradora permanece concentrada no que realmente importa: a gestão de condomínios e a satisfação de clientes.
Não é simples entregar um serviço completo de qualidade. Porém, será menos trabalhoso se você não precisar se preocupar também com projetos de tecnologia.
4. Personalização: sua marca em evidência
Você já deve ter ouvido falar que, a depender do condomínio e da forma como a prestação de serviços acontece, o trabalho da administradora passa despercebido.
Este é mais um dos desafios que um aplicativo white label ajuda a resolver.
É fácil explicar o motivo: o aplicativo white label é aberto à personalização, ou seja, a marca, as cores, a identidade visual da sua empresa farão parte do software.
Dessa forma, sempre que um cliente utilizar o aplicativo, ele estará em contato direto com o nome da sua administradora.
5. Uma solução já testada
Imagine que sua administradora decide desenvolver um aplicativo próprio…
Talvez, você não saiba por onde começar, mas uma pergunta seria inevitável: será que vai dar certo?
Desta dúvida, outras várias iriam surgir: os clientes vão gostar? O aplicativo terá engajamento? Quais funcionalidades oferecer? De que forma?
Bem, plataformas white label já estão no mercado, são utilizadas diariamente e, quando consolidadas, significa que deram certo.
O caminho então é pesquisar, levantar as opções existentes e analisar qual delas está alinhada à sua administradora.
Como escolher um aplicativo white label?
Se você chegou até aqui convencido de que um aplicativo white label é o que sua administradora de condomínios precisa, deve estar se fazendo outra pergunta: qual escolher?
Sim, existem inúmeras opções, mas a dica é: avalie com calma, porque nem todos são iguais.
A seguir, confira alguns critérios essenciais a serem avaliados antes da decisão final.
1. Empresa desenvolvedora
Pesquise a fundo o histórico da empresa desenvolvedora, principalmente para entender se ela está realmente voltada ao mercado condominial e conhece as necessidades do setor.
Sabemos que a administração de condomínios é um nicho extremamente específico, por isso, a expertise no segmento é fundamental.
2. Estrutura e tecnologia
É importante saber se a estrutura e estabilidade do aplicativo são capazes de atender as expectativas da sua empresa.
Principalmente, em relação ao crescimento que pode acontecer devido à nova ferramenta. O aplicativo white label pode aumentar sua carteira de clientes e a solução deve ter capacidade de escalar junto com a sua empresa.
Então, 2 perguntas essenciais:
- onde a solução está hospedada (servidores)?
- quais tecnologias são utilizadas para o desenvolvimento?
3. Análise de mercado
Busque conhecer quais outras administradoras já utilizam a plataforma e como tem sido a experiência.
Uma das fontes mais acessíveis para pesquisa são as lojas de aplicativos da Apple e Google.
Confira notas, avaliações e comentários, geralmente, todo esse conteúdo é público.
Nas lojas, também é possível verificar quantas vezes o aplicativo foi instalado, ou seja, é uma forma de descobrir se ele tem engajamento entre usuários.
Este é um fator decisivo, já que ao investir no aplicativo white label, você não quer que ele seja ignorado por seus clientes.
4. Recursos e experiência do usuário
Ao conferir as notas e comentários do aplicativo, você já terá uma noção sobre a avaliação por parte dos usuários.
Para ir além, analise a gama de recursos oferecidos na plataforma.
No mercado condominial, é bastante comum que as funcionalidades estejam restritas a apenas uma parte das rotinas.
Por exemplo, não basta que sua administradora ofereça um aplicativo white label que permita apenas o acesso a boletos, reservas, correspondências e mensagens.
Isso abre espaço para que condôminos e síndicos precisem utilizar outros apps, como para controle de acesso ou gestão financeira, e o seu aplicativo pode acabar em segundo plano.
Lembre-se de que a ideia central é entregar comodidade e uma ótima experiência, que estará intimamente ligada à sua marca.
Se o seu cliente precisar acessar outros aplicativos, a resolução de rotinas não será ágil e intuitiva.
Neste contexto, um super aplicativo pode ser a melhor escolha, já que o formato se transformou em tendência para condomínios.
5. Integração
Por fim, se o aplicativo atende a todos os critérios anteriores, você não pode esquecer de avaliar a capacidade de integração do sistema.
A administração de condomínios envolve inúmeros processos, que dependem de comunicação e atendimento, e engloba também a gestão financeira.
Então, o ideal é que o aplicativo esteja integrado ao ERP financeiro, bem como à plataforma de atendimento e outras soluções utilizadas na administradora. Esta troca de informações, preferencialmente, deve acontecer em tempo real, para que os serviços prestados sejam ágeis e efetivos.
Quem somos nós para falar sobre white label?
Somos a Winker, a plataforma de gestão condominial mais completa do Brasil, utilizada por mais de 2 milhões de usuários, em 15 mil condomínios de todos os estados do país.
O aplicativo que fornecemos a administradoras de condomínios é white label e é o mais bem avaliado nas lojas de aplicativos entre as soluções do segmento condominial. Além disso, o Winker App está integrado a todas as outras soluções que fazem parte do nosso ecossistema:
→ Winker Pro, ERP que automatiza a gestão financeira por inteiro;
→ Winker Chat, plataforma de atendimento omnichannel para administradoras;
→ Winker Flow, software de automação de processos com CRM;
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→ Assembleia Virtual, para deliberação e votação à distância.
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